A Obra

O Diário de Um mago

Cheguei ontem à cidade, depois de tomar um autocarro que fazia linha regular entre Pedrafita (...) e Compostela. Em quatro horas percorremos os 150 quilómetros que separavam as duas cidades, e lembrei-me da caminhada com Petrus –  às vezes precisávamos de duas semanas para percorrer esta mesma distância. Daqui a pouco (...) tomo um avião de volta para o Brasil, pois tenho muito que fazer. (...) passou pela minha cabeça a ideia de escrever um livro sobre o que passei. Mas isso ainda é uma ideia remota (...).

Um apaixonante relato da peregrinação de Paulo Coelho pelo Caminho de Santiago, em 1986. O Diário de Um Mago é uma fascinante parábola sobre a necessidade de se encontrar um caminho na vida e, finalmente, descobrir que o extraordinário está no caminho das pessoas comuns.

.
O Alquimista

Quando alguém quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que possa realizá-la.

O Alquimista é um clássico dos nossos tempos; com mais de 500 000 exemplares vendidos em Portugal, e mais de 27 milhões em todo o mundo, firmou a consagração literária de Paulo Coelho. Conta a história de Santiago, um pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera – um tesouro enterrado sob as pirâmides. Nesta viagem, conhece uma jovem cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista, que o vão ajudar na sua busca. Ninguém sabe exactamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material acaba por se transformar numa viagem da descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana.

.
Brida

Aprender uma coisa significa entrar em contacto com um mundo do qual não se fazia a menor ideia. É preciso ser humilde para aprender.

Brida é um romance baseado numa história real de uma beleza cativante – a história da jovem irlandesa Brida O’Fern. Aos vinte e um anos de idade, Brida conhece um mago a quem pede que a ajude a tornar-se bruxa. Esta obra compara as duas formas clássicas de ensino: a revelação (tradição do Sol) e o ritual (tradição da Lua). Brida terá de superar uma série de obstáculos que transformarão a sua visão da vida e lhe permitirão descobrir a força redentora do amor. Com o seu estilo tocante e profundo, Paulo Coelho reflecte através desta história acerca do amor como forma de aceder ao mundo espiritual –  pois é o amor que nos permite ser melhores do que somos.



.
As Valquírias


Não estamos sós. O mundo transforma-se, e nós somos parte dessa transformação.


Porque será que destruímos as coisas que mais amamos? É esta a questão que Paulo Coelho aborda nesta história de um confronto com o seu próprio passado. As Valquírias é um relato comovente de uma viagem de transformação. Paulo e a sua mulher Chris partem à descoberta do deserto Mojave e, no seu caminho, encontram “as valquírias”, uma estranha tribo de guerreiras que atravessa o deserto de mota. Mais do que uma aventura moderna, trata-se da história de um homem a combater os seus próprios medos e dúvidas, bem como de uma história verdadeira de duas pessoas que se tentam compreender uma à outra face a todas as adversidades, transmitindo uma mensagem eloquente acerca da importância de perdoar o passado e acreditar no futuro.

.
Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

O amor é cheio de armadilhas. Quando se quer manifestar, mostra apenas a sua luz –  e não nos permite ver as sombras que essa luz provoca.

Todas as histórias nos aproximam da eternidade e da essência da vida, porque é nas histórias de amor que se escondem todos os segredos do mundo.
Mas o que acontece quando a timidez impede um amor adolescente de se desenvolver? E o que acontece quando, onze anos mais tarde, o destino volta a reunir os dois amantes? Ela aprendeu a ser forte e a esconder os seus sentimentos. Ele tornou-se um mestre espiritual, que se voltou para a religião como refúgio dos seus conflitos interiores. Juntos, partem numa viagem marcada por dificuldades, à medida que a culpa e o ressentimento se vão revelando. Mas na margem do rio Piedra, numa pequena aldeia nos Pirinéus, encontram maneira de abordar as grandes questões da vida e de reavalriar a sua relação tão especial. Na Margem do Rio Piedra é um romance poético e transcendente, que reflecte acerca dos mistérios do amor e da vida.

.
Maktub


Este volume reúne os textos que foram publicados no espaço de um ano na Folha de São Paulo. São pequenos textos que reflectem sobre as lições do grande Mestre do Autor e sobre pequenas parábolas de outras fontes. O Autor compara-se, modestamente, a um tecelão. Mas o certo é que elaborou, artesanalmente, um tecido multifacetado, colorido, maleável no vestir.
Leia, folheie, releia, medite. Pois encontrará, nestas páginas, ca-mi-nhos viáveis para a sua trajectória pessoal.




.
O Monte Cinco

  O que é um profeta?
  Alguém que continua a escutar as mesmas vozes que ouvia quando era criança. E ainda acredita nelas. Dessa maneira, pode saber o que os anjos pensam.

Por vezes o mundo parece estar a conspirar contra nós. É nessas alturas que perguntamos: “Porque é que isto tinha de me acontecer a mim?” Perante o inevitável, muitos ficam destroçados e alguns ficam fortalecidos. Contudo, os mais sábios são aqueles que aprendem. Inspirado numa breve passagem bíblica, O Monte Cinco conta a história do profeta Elias e oferece uma valiosa lição de esperança para os nosso tempos. Num mundo regido por superstições, conflitos religiosos e tradições profundamente enraizadas, o jovem profeta deverá enfrentar diversas tribulações que o conduzirão a um definitivo frente-a-frente com Deus.
.
O Manual do Guerreiro da Luz


«O que é um guerreiro da luz?
É aquele que é capaz de entender o milagre da vida, lutar até ao fim por algo em que acredita, e – então – escutar os sinos que o mar faz tocar no seu leito.(...) Todos são capazes disto. E ninguém se julga guerreiro da luz, embora todos o sejam.»
O Autor apresenta textos breves sobre a sagrada luta que todos nós travamos nas nossas jornadas. Ele fala-nos de conquistas e derrotas, escolha e destino, paixão e esperança, gratidão e amizade, passageiro e definitivo, entre muitos outros temas essenciais da arte de viver.



.
Veronika Decide Morrer
Aos 24 anos, depois de ter vivido tudo o que lhe fora permitido viver (...), Veronika tinha quase a certeza de que tudo acabava com a morte. Por isso escolhera o suicídio: liberdade, enfim. Esquecimento.

Veronika tem os mesmos sonhos e desejos que todos os jovens em qualquer parte do mundo. Tem um emprego razoável e vive num pequeno apartamento, desfrutando do prazer de ter o seu próprio espaço. Vai a bares e discotecas, conhece rapazes interessantes e sai com alguns. Contudo, Veronika não é feliz. Falta algo na sua vida. Por isso, na manhã de 11 de Novembro de 1997, Veronika decide morrer.
Imaginação e sonho. Amor e loucura. Desejo e morte. À medida que se aproxima da morte, Veronika percebe que cada minuto da nossa existência constitui uma escolha entre viver ou desistir. Veronika desfruta de novos prazeres e descobre que a vida tem sempre algum sentido. Mas o tempo escasseia. Veronika decidiu morrer e agora não há como voltar atrás...

.
O Demónio e a Senhorita Prym

O Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.

Uma aldeia dividida pela cobiça e pela ambição. Um homem perseguido pelo fantasma de um passado doloroso. Uma jovem em busca da felicidade. Sete dias, um breve período de tempo durante o qual o Bem e o Mal travarão uma batalha decisiva e cada personagem terá de decidir a que lado quer pertencer. Um romance inquietante que levanta questões fundamentais acerca da essência do ser humano, narrado com a admirável mestria de Paulo Coelho.



.
Onze Minutos

Era uma vez uma prostituta chamada Maria…

É assim, como um conto de fadas para adultos, que começa este novo romance de Paulo Coelho. É com uma abordagem franca e uma profunda sensibilidade que o autor de O Alquimista conta esta história sobre os mistérios do amor e o poder da sexualidade.
Maria, uma mulher oriunda de uma pequena cidade do interior do Brasil, descobre rapidamente o poder que a sua beleza exerce sobre os homens. Desiludida com o amor romântico e desencantada com a paixão, é levada a trabalhar numa boîte na Suíça, onde aprende a viver do sexo e a utilizá-lo para satisfazer os outros. Mas à medida que se vai aperfeiçoando e criando o distanciamento necessário entre si e o seu corpo, sente cada vez mais que está a deixar morrer uma parte importante de si.
O erotismo e a sensibilidade de Onze Minutos constituem uma reflexão profunda sobre a história e a natureza da sexualidade e o papel que desempenha na busca do sagrado.

.
O Zahir



O zahir é algo que, uma vez tocado ou visto, jamais é esquecido – e vai ocupando nosso pensamento até nos levar à loucura. O meu zahir tem um nome, e seu nome é Esther.

O Zahir conta a história de um escritor de sucesso com uma vida confortável e um casamento estável; um homem satisfeito.
Até que, sem qualquer motivo ou explicação, Esther, a sua mulher, desaparece. Este acontecimento inexplicável leva-o a repensar toda a sua vida e tudo aquilo a que dava valor. Pouco a pouco, a sua necessidade de compreender o sucedido transforma-se numa obsessão. Uma obsessão que o leva a partir numa viagem para se reencontrar com Esther... e consigo próprio.


O seu estilo fluido e cativante fazem de O Zahir, uma das obras mais reveladoras de Paulo Coelho, uma reflexão autêntica e ponderada acerca do amor, da liberdade e do destino.

.
Ser Como O Rio Que Flui

A glória do mundo é transitória, e não é ela que nos dá a dimensão da nossa vida - mas a escolha que fazemos de seguir a nossa lenda pessoal, de acreditar nas nossas utopias e de lutar por elas. Somos todos protagonistas da nossa existência e, muitas vezes, são os heróis anónimos que deixam as marcas mais duradouras.
Este livro é um corte transversal na anatomia da escrita de Paulo Coelho. Esta compilação de contos, opiniões e ideias constitui um belíssimo reflexo da vasta criação do escritor. Peças literárias de vários períodos e publicações compõem este livro, que tece uma linha sensível, acompanhada pelo olhar do criador, detendo-se naqueles pormenores da realidade quotidiana e da contemplação que destilam a subtil filosofia de quem observa a existência com a mesma placidez com que contempla um rio. Contar as histórias dos seres humanos, na sua variada e rica complexidade, é a missão que Paulo Coelho atribui à sua escrita, contando o que são e quem são, sem os prender àquilo que pretendem ou fingem ser. Quase como fotografias da vida, estas peças literárias são breves e intensas e revelam-nos pequenos momentos eternos de vidas de pessoas.

.
A Bruxa de Portobello

Ame e não pergunte muito. Apenas ame.

Será que se pode conhecer verdadeiramente uma pessoa? Neste romance surpreendente e cativante, Paulo Coelho conta a história de Athena, uma mulher invulgar e misteriosa, em quem a chama da vida brilha intensamente. Através do olhar das pessoas cujas vidas marcou, o leitor acompanha o percurso de Athena – da sua infância em Londres à descoberta das suas raízes ciganas; de um casamento romântico, mas precoce, a uma vida de mãe solteira e mulher de carreira; de uma fé profunda a uma espiritualidade plena. Amada e odiada com igual intensidade, Athena permanece, no fundo, uma incógnita. Quem seria esta mulher capaz de despertar as mais profundas paixões?
Com um ritmo empolgante e uma riqueza narrativa invulgares, A Bruxa de Portobello convida a uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do amor.

.
O Vencedor Está Só

O Vencedor Está Só é, segundo Paulo Coelho, uma fotografia do mundo em que vivemos. A acção, em ritmo acelerado, passa-se em 24 horas, durante o Festival de Cinema de Cannes. Mas não é a indústria cinematográfica que está em jogo para Igor Dalev, o empresário russo que chega à cidade francesa com a obsessão de recuperar Ewa, o grande amor da sua vida. Para chamar a atenção da ex-mulher, Igor transforma-se num assassino em série. Em torno desta mente doentia estão produtores, actores consagrados, candidatas a actriz, top models e estilistas, num retrato impiedoso da Superclasse, a elite da elite, que define o rumo da vida dos nossos dias. Transmitindo ao leitor pormenores de como vivem e se comportam as personagens baseadas na vida real, Paulo Coelho faz do seu romance não só um testemunho da crise de valores de um universo centrado nas aparências mas, acima de tudo, um thriller que se lê de um só fôlego.

.
O Aleph

O Aleph assinala o regresso de Paulo Coelho às suas origens literárias. Num relato pessoal franco e surpreendente, revela como uma grave crise de fé o levou a procurar um caminho de renovação espiritual.

Com o fim de recuperar o empenho, a paixão e voltar a entusiasmar-se pela vida, o autor resolve começar tudo de novo: viajar, viver novas experiências, relacionar-se com as pessoas e o mundo. Assim, guiado por sinais, visita três continentes – Europa, África e Ásia –, lançando-se numa jornada através do tempo e do espaço, do passado e do presente, em busca de si mesmo.
Ao longo da viagem, Paulo vai, pouco a pouco, saindo do seu isolamento, despindo-se do ego e do orgulho e abrindo-se à amizade, ao amor, à fé e ao perdão, sem medo de enfrentar os desafios inerentes à vida.
Da mesma maneira que o pastor Santiago em O Alquimista, o autor descobre que é preciso percorrer grandes distâncias para conseguir compreender aquilo que nos é mais próximo. A peregrinação faz com que se sinta vivo novamente, capaz de ver o mundo com os olhos de uma criança e de encontrar Deus nos pequenos gestos quotidianos.